Visitas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

RS - MISSIONEIRA

Resolvi escrever essa noite, mesmo cansado, seguindo uma frase que ouvi de nosso guia: O RITO NOS TIRA DO TEMPO E NOS COLOCA EM SI. Escrever para mim é rito. É missa.

Nesta segunda-feira iniciamos nosso caminho pelo Rio Grande do Sul. Milton e Eu.
Conhecemos a região das missões... Santo Angelo, São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga e outros.. estou exausto.. mas não poderia deixar de relatar as experiências.
Chamou-me a atenção a educação do povo... fizemos uma experiência relacional muito interessante.. conversando com o máximo de pessoas que conseguimos.
Arrumamos um guia mais idoso, muito simpático, Marino.
Visitamos vinícola, comemos uma copa artesanal deliciosa (10 x0) na da Sadia... depois visitamos uma igreja dos jesuítas missioneiros, muito interessante pelas imagens do séc. XVIII.
Chamou a atenção os anjos talhados... todos com feições guaranis. De fato, a presença indígena é marcante aqui, seus traços ainda estão nos rostos das pessoas.
Uma visita marcante foi ao Santuário de Caaró. Lá, foram martirizados três padres jesuítas no séc. XVII. Estava vazio e tivemos a oportunidade de rezar missa no lugar do martírio. Uni-me às minhas comunidades onde atuo. Muito forte a presença divina-humana naquele lugar.
Depois, visitamos as ruínas de um sítio arquológico em São Miguel das Missões. Uma redução jesuítico-guarani estupenda! Senti-me vivo ali! Meu Deus, como se pode mudar a vida das pessoas quando se tem um sonho e a ousadia. Os sonhos levantam pedras.. muralhas... sinos.
No fim do dia, comemos um delicioso tropeiro... barato até!
Para mim, ficou a frase que ouvimos de uma rádio argentina... programa maluco... ouvir rádio AM argentina...
"EL AMOR ENSEÑA TODAS LAS VIRTUDES"
Continuaremos amanhã rumo à região serrana... teremos mais companhia... uma amiga especial.

PS: Eu ia receber uma pajelança, mas não deu tempo.

Nenhum comentário: