Visitas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Um pouco da filosofia de Hegel

Qualquer pessoa deve ser tratada como alguém difícil.
A filosofia une aquilo que foi posto à parte.
Ser é também não-ser.
Sou o que gosto e o que desgosto.
Sou um ser que é suas próprias contradições.
Vivemos o Ser e não aceitamos as suas determinações.
O Ser também não é.
O Não-Ser também é.
O que é e o que virá a ser é, e não se esgota no que tem sido.
Manifestar-se é determinar-se.
A indeterminação é incapacidade de ser.
Se o infinito não se torna finito, ele não pode ser infinito, senão ele permanece em si mesmo.
Não basta ter algo em comum, é preciso ter o Comum como Algo.
Eu sou minha vida e minha vida são os outros.
Conhecer a história de alguém é conhecer o outro em sua totalidade.
Sou meu passado, presente e futuro.
Quando dois ou três estão juntos, a liberdade se dá.
Se a história não fosse, Deus não seria.
Conhecer algo significa experienciá-lo.
A pior das idéias que passa pela cabeça de um homem é maior do que qualquer coisa da natureza.
A arte mediatiza o imediato.
Uma religião que não viva aquilo que os homens sentem não é religião.
O artista, ao ver, entende!
Meu Deus, como eu amo filosofia!!!

Um comentário:

netotchka disse...

Hegel me encanta. Esforço-me por ser breve e fico obscura... mas quando ele diz eu sou minha vida e minha vida são os outros, as coisas ficam extremamente claras! Pode soar um pouco nada haver, mas é como o homem ridículo de Dosotoiévski, Ser um homem ridículo, e a loucura poderia ser como uma promoção, se não fossemos tão ridículos e limitados... E sobre tudo existe a verdade da fé, e quando me aproximo dela o próximo sou eu.