Visitas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O velho professor

Hoje encontrei um professor velho.
Beirando os oitenta, ele é uma curva acentuada.
Com a bengala nas mãos, ele caminhava lento...
E na sua lentidão, desafiava a velocidade patética de um mundo já ido.
Eu sou fascinado por pessoas lentas.
O velho professor me seduziu pelo tempo.
Eu me vi no seu olhar repleto de calendários e planilhas de notas.
Cada aluno estava ali, impresso em sua carne.
Ou percorrendo suas veias.
Pediu pra lecionar, só isso...
"Eu só sei dar aulas de filosofia e nada mais".
Encolhi na cadeira giratória, e pedi ao deus, numa oração emudecida,
Que não me afastasse da sala de aula. Jamais.
Ainda que a velocidade estúpida do mundo atropele as certezas,
A lentidão acusadora daquele professor me gritou:
"- Sou o que serás e já não haverá escapatória!"
O dia dos professores se aproxima.
E cada vez mais aprendo
Que a diferença entre dar aulas e ser professor é a lentidão.
É a capacidade de ser um intervalo bengalento
Num mundo que se esconde sob engenhocas cada vez mais velozes.
Talvez minha velhice não seja rodeada de netos e campos de bocha...
E peço ao deus que me livre das praças empombaiadas...
Mas peço uma velhice com voz rouca de aulas brigadas,
E olhares infinitos atravessando minha memória.
Ser professor me faz ser tão livre quanto aquele velho...
Que lecionou a vida toda até virar jovem!

(Total apoio aos professores que foram agredidos nos recentes protestos)


Um comentário:

mariab disse...

Parabéns professor Thiago, acho que ser professor é como um pescador, denota tempo, técnica , perseverança , disciplina e muita fé, tenho certeza que isso tudo e muito mais você tem.Seja sempre inspiração para seus alunos .Abraço fraternal!
...”Valeu a pena
Êh! Êh!
Valeu a pena
Êh! Êh!
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões “.