Visitas

sábado, 19 de novembro de 2011

A vaca

Saudade dos tempos de Seminário.
A vocação fresquinha, cheirosa...
Um episódio me marcou muito:
Faltava carne na casa,
E um fazendeiro caridoso doou-nos uma res.
Uma vaca-presente à nossa espera.
Condição: busquem, amarrem, matem e limpem!
Safari bovino nas terras do Pontal.
Um pasto enorme e deitado à espreita!
Mãos a obra! Todos se transformaram,
Em um fragmento de segundo,
Já não éramos seminaristas,
Éramos cowboys, açougueiros e jacks estripadores.
Kombi cheia, facas às mãos e chapéus, chapéus, chapéus.
Rezamos pela alma da vaca.
(sim, naquele tempo eu ainda acreditava em alma, inclusive bovina)
Os mais fortes e ágeis a laçaram, e a arrastaram.
No pasto deitado o rastro do nosso desejo.
Sim, também o desejo deixa rastro por onde passa!
Ela estava ali, com a cabeça pronta a ser marretada.
Por um instante mágico batizei-a de Maria Antonieta.
A marreta se tranformou em guilhotina.
Nós, do seminário-Bastilha ululávamos felizes.
Eu havia descoberto a capacidade humana de matar pra sobreviver.
A vida se move a marretadas.
Não houve tempo para as exéquias.
Ta lá um corpo estendido no chão!
Patas pra cima! Desossamento do Ser.
Eu vi um córrego vermelho escorrendo sinuoso no pasto verde.
O sangue da vaca me bebeu.
Ela tinha um rio vermelho dentro de si.
Sim, eu também poderia matar!
Nelson Rodrigues já estava em mim e eu não sabia.
A tarde caiu fumacenta.
Lambuzados de sangue voltamos pra casa,
A kombi lotada de carne.
Seminaristas e coxão-moles se enamoravam.
E nossa humanidade enfim estava redimida com sua crueldade original.
Havíamos professado a fé!
E nos descoberto humanos.
E famintos, absurdamente famintos.

2 comentários:

mariab disse...

Parabéns você escreve demais!!!! Rastro quem deixa mesmo é você como escreveu uma vez: veloz, intenso, faiscando o mundo, arremessando partículas de encanto, como um cometa!

Forte abraço!

mariab disse...

Foi surpresa boa te ver na Igreja da Penha ontem, você foi 10!Um momento lindo de louvor e graças, Jesus não é Nissim-Miojo não!!!.Deus te proteja sempre, estarei orando por ti. Beijão!