Visitas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Nóis capota mais num breca: um texto sobre educação

Fim de ano pessimista.
Olho ao meu redor e sinto um ar de desânimo
Entre meus irmãos professores.
Cursos fechando as portas,
Mestres desvalorizados.
Instituições antigas sucumbindo à (i)lógica do capital.
Vivemos em um tempo onde a Educação virou meramente capital de investimento.
"Por que você faz faculdade filho ?"
"Pra ter uma profissão ué!"
"E pra quê ter (uma) profissão ?"
"Pra trabalhar e ganhar dinheiro ué!"
"E pra quê..."
"Para, para, para professor, para
com esses lances de filosofia... !"
Concordo com meu aluno. Infelizmente concordo.
Hoje, estuda-se pra ganhar dinheiro e pronto.
A filosofia atrapalha.
Putz, como eu estou atrapalhando o mundo!
O único fundamento do capital é ele mesmo.
Ele se basta e só.
O capital não tem porquês.
Ele tem para quês.
Ele não tem princípios.
Ele tem só metas, índices, curvas e gráficos mudos.
O capital está educando a filosofia.
Decifra-me ou te devoro!
O educador que viveu sua vida na busca de fundamentos,
Hoje descobre que talvez eles não são mais necessários.
Fundamento. Findamento.
O motor da educação tá vazando óleo.
Eu tinha um fusca possante.
Por onde ele passava deixava uma pocinha de óleo.
Todo mundo dizia que ele fundiria em breve.
Ele não tinha nenhuma pretensão em ser fundamento de nada.
Mas todos viam nele um fundimento em potencial.
Ele era pequeno, lento e barulhento.
E tinha uma buzina engraçada.
Educar, hoje, para mim, é andar de fusca.
Fazer filosofia é dirigir na Castelo à 70 por hora num Herbie.
E ver os velozes e modernos carros importados voando ao seu lado.
E não fazerem poça alguma.
Educar, hoje, é viver próximo a um acostamento.
Já estou dando seta...
Estou sendo ultrapassado.
Triste realidade onde o professor vive na poeira do mercado
E é trocado por EADs, Salas virtuais, Chats e Programas de Reformulação curricular.
Nomes bonitos para imbecilidades que não buzinam.
Perdoem-me a sinceridade trágica,
Mas o fusca está vazando óleo.
De fato, um fusca não é investimento.
Estudar não é e nunca deverá ser um "investimento para o futuro".
Não, não se engane, o capital não quer pessoas educadas.
Ele quer que você simplesmente encha seu tanque.
Para ele continuar esfumaçando o mundo.
Ele quer fazer você ter vergonha de andar de fusca.
Entretanto, apesar do óleo,
Os fuscas são eternos.
Ainda que fundidos, eles buzinarão.
"Nóis capota mais num breca!"

3 comentários:

mariab disse...

Tu vens ! Eu já escuto teus sinais!
Vamos deixar a luz brilhar e afugentar as trevas e provocar em nós a certeza de vale a pena crer, perdoar e amar!.
Feliz Natal para você e sua familia, gostaria de te dar um lindo presente ,mas fica ai somente o meu amor, com todo o respeito, Obrigada pelos seus maravilhosos posts.
Com amizade e preces! Paz e Bem!
beijos!!

Fernando de Freitas disse...

Gostei muito do seu texto. Também sou professor e trabalho arduamente para disseminar uma educação voltada à cultura humanística e a beleza que envolve o ato de conhecer e enriquecer a nossa vivência aqui na terra. A dialética do modo de produção capitalista é desigual e sub-humana, temos muito ainda por fazer. Forte abraço e que Deus o abençoe sempre.

Cá = Em Busca de caminhos Verdadeiros disse...

Maravilhoso textO!!...inteligentissimo..sou assistente social...trabalho diante essa realidade nua e crua...com impactos doloridos de um capitalismo que domina e cega - principalmente...
Continue usando sua Inteligencia e don para complementar nosso dia a dia com palavras de sabedoria, de vdde...e assim sendo o NOSSO Professor...qro ver seu blog todos os dias!!! abraço