Visitas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Porto

Disse Pessoa: "o ser humano tem uma ânsia infinita de ser porto ou cais"
Sim, ele quer ser um atracadouro.
Deseja, ardentemente, por navios-pessoas que venham até ele.
Viver é uma maneira pacata de esperar âncoras.
Nos relacionamentos humanos nos completamos.
Só somos horizontes de fato quando servimos de cais a alguém.
Só pode ser feliz quem um dia já ofereceu um pôr-do-sol a alguém.
Nos portos os barcos descarregam o peixe-fruto-do-trabalho no fim do dia.
Eles fazem oferenda ao cais.
Derramando-se em gratuidade.
Os pescadores se amarram a portos como numa teia.
E se dão, se abandonam ao cais mudo.
É um ofertório completo.
Ser porto é saber receber barcas.
Cheias, vazias, solitárias.
Ser porto é avançar no mar e não temê-lo.
Sim, ser porto é ser beijado constantemente por ondas
Que, promíscuas, vêm e voltam sem nenhum compromisso.
Fica decretado que toda onda é imoral!
Imoral é tudo aquilo que não tem interesse em permanecer.
E só faz espuma.
O porto é moral porque espera.
Ele sabe o tamanho da alegria de um barco aos seus pés.
Quietinho, sob estrelas, ele aguada o barquinho cansado voltar do oceano.
Fica decretado que todos os que sabem esperar serão salvos.
Que no mundo maluco das relações humanas
Os portos sejam sinais.
E na sua esperança silenciosa,
Ensinem aos barcos em deriva
O caminho do chão
Arenoso, mole, afundante...
Mas onde cada porto fincou suas estacas.

2 comentários:

Leiliana disse...

Muito bom. Tocou-me.

mariab disse...

"Para quem quer se soltar invento o cais
Invento mais que a solidão me dá
Invento lua nova a clarear
Invento o amor e sei a dor de me lançar
Eu queria ser feliz
Invento o mar
Invento em mim o sonhador
Para quem quer me seguir eu quero mais
Tenho o caminho do que sempre quis
E um saveiro pronto pra partir
Invento o cais
E sei a vez de me lançar"(ELIS REGINA)
Você é o meu cais e também meu pôr- do- sol, fique com Deus!Abraços !