Visitas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O cachorro sob a mesa

Marcos 7, 24-30.
Hoje uma migalha caiu e alimentou o meu universo.
O Mestre decidiu sentar-se à mesa.
Ele devorou a hipocrisia em Tiro e Sidônia.
E pisou fronteiras.
Aos seus pés uma humanidade inteira em forma canina
Aguardava em silêncio expectante as sobras.
A mulher pagã batizou-se na espera.
Ela soube fazer milagre com uma partícula de atenção.
Sob a mesa dos saciados,
Um coração insaciável!
O desejo também late em forma de pedido.
Ela queria mastigar um Amor novo.
Ela tinha um vulcão dentro de si.
E precisava expelir lavas incandescentes.
Eu também, às vezes, sinto-me assentado sobre um vulcão.
Há em mim uma erupção entupida.
Meu pai não.
Na mesa de casa, na hora do almoço,
Até os cachorros se assentam.
O Pit é um pinscher atrevido.
Ninguém o chama.
Mas ele entra. Rosna. E espera.
Ele não late, mas tem dentes.
O Pit é virtuoso. Ele tem esperança.
Ele saiu de cima da tampa do vulcão.
Com seu olhar transcendente,
Ele suspira a meus pais uma migalha,
Que, nesse caso, não é de pão, mas de carne.
Minha mãe proíbe! Ele é cão, que viva de ração!
Mas meu pai, divino-humano em sua misericórdia,
Ingênua-propositalmente, como criança,
Derruba-joga-oferta muito mais do que um pedaço ao chão.
Prato-feito!
E o bichinho se sacia.
O Pit faz milagre com um osso sequer.
O que eu mais gosto no Pit é que ele salta atrás da migalha que cai.
E pega o pedaço no ar!
É uma espera pulante do Ser se manifestando.
Há um mim uma vontade maluca de saltar.
Sinto-me abrigado sob mesas fartas.
Mas vocacionado a fronteiras.
Eu, que estou abundado sobre um vulcão,
Desejo o divino que se faz migalha.
Que vive escondido nos pulos inebriados de quem espera.
Só tem direito de se saciar do deus-feito-pão no altar,
Áquele que o enxergou nos que estão sob a mesa
E que saltam.
Jesus, que percorreu fronteiras e incandesceu em lavas o universo,
Não apenas olhou os cachorrinhos famintos...
Ele se fez migalha.
O deus-amigalhado é o crucificado.
O eterno fragmentado em minúsculos pedaços de existência
Revela o desejo humano por banquetes.
Ainda que de migalhas-milagres,
Escondidas sob mesas fartas.
Ama verdadeiramente quem faz da fome um salto!

3 comentários:

mariab disse...

Deus não nos tira aquilo que nos faz efetivamente felizes.
O melhor presente de aniversário que podia ganhar, você de volta... Viva! Amei ! Ô Glória! Espero que esteja bem, Um forte abraço!

THIAGO CALÇADO disse...

Obrigado Mariab... e parabéns pelo seu aniversário... que Deus lhe ilumine e conduza.

THIAGO CALÇADO disse...

Obrigado Mariab... e parabéns pelo seu aniversário... que Deus lhe ilumine e conduza.