Visitas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Barcos Vazios

Só eles merecem ser preenchidos.
Quando, silentes,voltam tristes, ocos,
É porque a espera foi vencida pela noite.
Um barco cheio não precisa de mais nada.
Ele se basta.
Vive abarrotado de si.
O barco solitário, sem peixe dentro
É, em si, o próprio milagre em forma de nau.
O receptáculo também é um espetáculo.
Um barco vazio tem um quê de útero.
Não, não laves ainda tuas redes!
Solitárias, elas estão prontas para o futuro.
Não esperar mais pelo peixe...
Ele habita o profundo.
E talvez esteja enjoado da ração-ensimesmádica de todo dia.
Eu, quando fico sem escrever, sinto-me como uma embarcação vazia,
À espera do peixe-palavra nadar em minha direção.
Dá medo! A fome de existir-escrevendo-me assusta.
Então recordo-me sereno
Que é no vazio do barco que a pesca acontece.
A solidão também é piscosa.
Não desistas do mar!
Desistas do raso, onde só o excremento bóia, infeliz.
Antes, vire à estibordo,
Esteja atento, pois a noite continua insistente.
Mas sobretudo, reme, reme...
E contemplarás o milagre saltando em sua espera-rede,
Se agasalhando em seu interior desnudo.
É no imprevisível que o divino habita.
Enfim, quando entupido de peixes-sonhos,
Alcançares a margem sorridente,
Descobrirás que o banquete se faz mesmo não na mesa,
E que a felicidade não é aquilo que enche os samburás,
Mas nos barcos abarrotados deixados na areia,
Prontos para retornar redimidos ao mar-plenitude...
Imenso! Absurdamente descomprometido.


4 comentários:

moisés disse...

que lindo texto, Thiago. Gostei muito. Peixe-palavra, o vazio do barco, o mar como resposta. Passaram-me pela cabeças muitos poetas, do português Pessoa, ao mineiro Guimarães Rosa, bem como a contemporânea Adélia Prado. Parabéns pelo seu trabalho.

Suely Melo disse...

Adoro isso! Poucos são os textos, poemas que conseguem cativar de forma profunda seu leitor, tocar na alma, envolvê-lo . Este é um deles. Estou encantada com seus textos, professor. Fazem muito sentido p/ mim. Parabéns!

THIAGO CALÇADO disse...

Obrigado amigos... escrever para mim é uma forma de remar-me! Rememo-nos!

mariab disse...

Devemos ter em nós o desejo de ir mais fundo..são em águas mais profundas que estão as mais lindas paisagens e pérolas mais raras.... Parabéns!