Visitas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sobre guerras e amizade

Uma guerra não se faz sem armas.
Mas não é preciso dispará-las para o conflito começar.
É no silêncio do arsenal que a guerra acontece.
Quando se descobre no interior do paiol alheio uma bomba,
O medo levanta trincheiras.
O temor do próprio acende o primeiro pavio.
E a suspeita se transforma em treinamento.
Só há exércitos onde há dúvidas.
E o outro sempre se apresenta a nós vestido de dúvida.
Também um relacionamento humano é uma forma de guerra.
O tiro que sai pela espingarda do próximo,
Esse é o mais difícil de prever.
E também o mais dolorido!
Acredite, o seu próximo um dia ferirá você!
Pior: ele já possui as armas!
E sabe das suas!
Todavia, não acredite que uma guerra só se faz de ódio.
Os rivais são absurdamente necessitados uns dos outros.
Eles se completam.
Também a inimizade gera gentilezas.
Os verdadeiros amigos não são aqueles que nunca atiram,
Mas os que merecem visitar nosso arsenal,
Mesmo que permaneçamos entricheirados.
A amizade não teme abrir fogo,
Ela sabe que as grandes vitórias só se constroem através de grandes batalhas.
O amigo atira.
O inimigo recolhe pistas sobre você para um dia explodir um país inteiro.
O amigo, ao provocar nossa ira,
Nos surpreende com a sinceridade.
O inimigo, faz-nos acreditar numa paz idiota,
Feita de acordos desnecessários e saudações inúteis.
A amizade se prova com o fogo,
Recebido, mas também cuspido.

2 comentários:

Suely Melo disse...

É sim, as relações humanas são conflituosas, porque o conflito já mora em nós e, como diz Érico Veríssimo, “preciso acabar com essa ideia pueril de que é possível atravessar a vida sem ferir ninguém e sem sujar as mãos”. Concordo com ele e com você. A amizade é uma virtude, uma luz nos abismos de nossa existência, mesmo quando nos fere. E os inimigos, mostram-nos que é preciso combater, para seguir adiante. Ambos, amigos e inimigos à sua condição nos fazem crescer. Se me permite dizer: sinto-me enriquecida, após cada leitura de um escrito seu.
Bjs.

mariab disse...

“O que agrada a Deus
Em minha pequena alma
É que eu ame minha pequenez
E minha pobreza
É a esperança cega
Que tenho em sua misericórdia"
Salve nossa Santinha ,Santa Teresinha!
Lembrei-me e rezei por você ,anjo na minha vida,Deus te abençoe sempre!
Saudades , beijos.