Visitas

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Pérola e a Ostra

As pérolas custam tanto pra se tornarem pérolas,
Que justamente por isso são pérolas.
A ostra silente recolhe o que aos olhos do oceano é lixo
E opera uma metamorfose única.
Diferente da borboleta, ele prefere não voar,
Ela afunda-se. E constrói um palácio no interior de si.
Não voar também pode ser uma forma de se chegar ao alto.
A mesma profundidade que tira o fôlego,
É a que revela os mistérios mais recônditos do mar.
Só que não teme perder todo ar externo
Merece o brilho da pérola perdida.
A ostra acasala de tempo o que o mal quis flutuante.
Não reveles tua pérola a quem não ousa apostar em tua profundidade,
E te toca apenas com o raso da existência.
Uma vez aberta a ostra, resta a concha, leve e fugitiva
Cujo fim é a praia impessoal e repleta de pegadas levadas.
Conserva teus tesouros aos que sabem mergulhar,
O brilho da ostra ofusca os olhos dos que se contentam em enxergar apenas o superficial.
De tão apaixonada pelo Oceano,
A Ostra prefere seu solo escondido sob mil pés de profundidade,
E onde nada se evapora.
Preciosa é a pérola que permanece sem ser vista.
Ela tem o peso de um sopro,
E, ainda assim, sustenta o mar inteiro sobre seus ombros.


4 comentários:

Nina Rosa disse...

Neste universo, meio paralelo e alucinatório, em que tudo meio que se mistura, vem a dor, a alegria me mostrar que minha carne é fraca. Meu corpo é frágil. Mas que aquilo que é amorfo em mim é forte. Forma-se uma pérola. Um pequeno câncer ambíguo. Sou assim, feiosa por fora (meio fora dos padrões e da casinha, também), mas por dentro há algo precioso, raro. Mas é preciso ter o instrumento certo para abrir. É quase uma violência. É preciso mostrar a carne frágil para ter o tesouro. Por isso sou reservada. Aquilo que em mim é precioso é aquilo que é frágil em mim. Ao ser forçada a me revelar, desmontar, posso morrer.
Mas ainda há a surpresa para o outro. Será que haverá uma pérola nesta ostra?

THIAGO CALÇADO disse...

Não tenho dúvida de que existe pérola aí dentro. Mesmo não sabendo quem é você, o simples fato de traduzir o sentimento assim, é sinal de que a ostra acendeu pra dentro. E essa é a luz mais intensa que existe. Nem todos os olhos suportam. Estou quase certo de que a ostra é mais preciosa que a pérola.

Rosana Rita disse...

Eu assisti o programa do Sr. Dalcides na Rede Vida ontem, achei maravilhoso este poema, lindo, e adorei o seu Blog muito obrigada!!!!

Cosmetologia & Spa disse...

Olá,Padre Thiago!
Deus lhe abençoe grandemente com este dom e inspiração que é fazer das palavras um chamado interior e de reflexão para todos nós. Este poema é belíssimo!Creio eu existir uma pérola em cada um de nós! O conheci ontem pela 1º vez no programa do Sr. Dalcides. Um abraço e Sucesso. Fique com Deus. Elisete