Visitas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ser e Estar

O verbo "to be" é o primeiro que se aprende quando se estuda inglês.
Significa Ser,
Mas também pode significar Estar.
Supostamente, quem é, está!
Como isso é confuso pra mim!
Vejo muita gente "sendo", mas não "estando".
O aluno, que na aula vaga pelas redes sociais em seu notebook...
Não está na sala.
A paquera, que no barzinho foge dos olhares paquerantes em seu celular...
Não está disponível pra ninguém, e ficará sozinha.
A família, que diante da TV, se esconde do almoço-celebração.
Não está alimentada nunca.
Que mundo não-estável estamos!
Por que será que nos dói tanto Estar onde Somos?
Pascal: O ser humano é infeliz porque não consegue ficar quieto em seu quarto.
Cuidado! O Estar é mais do que o olhar.
A Atenção é mais do que piscar diante de algo, ou alguém.
O amor é uma forma de ser estando.
A paixão não. Ela só é. Não quer estar.
Quem reza, pode ser ou estar,
E isso não depende do deus rezado.
Depende do volume do áudio interno.
Ontem, vi um cachorro estando.
Com as patas pra cima, na porta de um bar na estrada.
Eu assoviei várias vezes,
Mas ele nem deu atenção pra mim.
Ele se bastava.
Tanto fazia se alguém pisasse em seu rabo.
No seu sono canino, ele era o Universo sendo-existindo.
O Todo-roncante em forma de presença.
Ele não tinha obrigação nenhuma de estar onde ele é.
Por isso, ele vai pro céu.
Nós, que não temos rabo,
Mas temos duas patas para baixo,
Somos obrigado a Estar onde Somos.
E a fazer de cada momento um juízo Final.
Afinal, Existir é Ser.
Viver é Estar.
Deus é, estando em cada fragmento do cosmos...
Seja ele cachorro, família, pata, ou boteco.
Am, Is, Are.




Um comentário:

mariab disse...

Hi Thiago! Agora quem ficou confusa sou eu ou estou eu? Xi...
“pensar em uma pessoa que se ama é rezar por ela” Deus te abençõe e a mim também, tô precisando.Bom final de semana!