Visitas

sábado, 22 de outubro de 2011

Liturgia Mineira

Visito Belo Horizonte.
Aqui morei há três anos.
Mas sempre que retorno, sinto-me emineirado novamente.
Se existe uma cidade que cheira algo bom é BH.
Aqui há uma liturgia da vida
Que nós, paulistas, perdemos faz tempo.
Celebra-se tudo a todo momento.
Desde o café passado na hora por ocasião de uma visita.
Àté as grandes festas do ano cristão.
O mineiro sabe fazer o tempo andar a seu favor.
Há um ritual secreto em cada encontro.
Uma missa rezada em cada olhar.
A vida mineira é um altar.
Tudo é festejado com pompa e reverência.
A família que se reencontra,
A escola, A professora, O anel de quinze anos,
O medo, e inclusive a morte.
A infinitude de novenas e procissões são testemunhas.
É uma revoada de anjinhos e flores.
Cantos e persignações.
O céu traduzido num escorre-lento da vida.
É triste ter perdido a dimensão liturgica do existir.
É triste não marcar o tempo por encontros festivos,
Mas por prestações, vencimentos e juros chatos.
A vida que era regida pelos sinos sagrados
Soados sem temor,
Para reger como uma orquestra a beleza do universo,
Agora é reduzida a bancos, caixas-eletrônicos e apitos de fábricas.
Feliz é o mineiro que na sua sabedoria,
Sabe fazer da vida um trem de ferro...
Parando em cada estação, devagarinho,
Serpenteando histórias cruzadas, cantadas, dançadas.
Onde o fim não importa,
Mas a sinuosidade do caminho dá sentido à fumaça exalada.
Há um desejo de Minas eterno em mim.
Há uma montanha a ser escalada.
E uma cachoeira a ser descida.

4 comentários:

Priscila Azevedo disse...

Lindo texto Thiago.
Abraços,
Priscila.

mariab disse...

Com gosto de pão de queijo e goiabada cascão,Uai!
Saudades.Paz e Bem!

mariab disse...

Sentir, amar, sofrer, devotar-se, será sempre o texto da vida das mulheres.
(Honoré de Balzac)

Espero que esteja bem, não deixe de postar é muito bom!!! E me ajuda muito.Bom final de semana pra você abraços!

Suely Melo disse...

Qlindo! Emocionou-me profundamente, Thiago! Vc fala de uma forma tão especial. Fez uma leitura linda. Minas é realmente assim. O tempo lá, parece q anda num compasso diferente. Fez-me recordar o meu lugar. Do meu céu absurdamente estrelado. Veja vc que tenho q fazer um trabalho p/ manhã e, no entanto, estou aqui no seu Blog. Navegando nessa imensidão poética q sua escrita. Pode uma coisa dessas? Mas, fazer o que? É mais forte do que eu. Bjs