Visitas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pitangas

Há perguntas que para mim cabem várias respostas.
Aliás, nunca fui alguém de uma verdade só.
Eu tenho minhas opiniões,
Mas, se você preferir, posso ter outras.
Todavia, quanto a uma questão específica,
Não tenho mais do que uma resposta.
Minha única certeza absoluta.
"Qual sua fruta predileta?"
Pitangas!!!!!!!
Não tenho hesitação alguma.
Meu paraíso será uma apoteose vermelho-azedo.
Não existe nada que se iguale ao sabor de uma pitanga.
Ela não é nem ácida, nem doce, nem amarga.
Nem tenra, nem áspera, nem nada.
Ela é o infinito de possibilidades pendurado.
Sua forma é uma estrela com muitas pontas.
Pontas que apontam pra tudo.
Não adianta comparar:
A pitanga não se parece com acerola, nem com cereja.
Muito menos com laranja
(embora o casamento dessa última no altar do suco seja irresistível).
A pitanga é a singularidade do Ser chupado.
Quando eu era criança,
E ia à catequese,
Adorava o pé de pitanga ao lado da capelinha.
Era um modo do Deus me atrair pra Ele.
Outubro, que já foi o mês de Nossa Senhora,
dos Anjos da Guarda e hoje é das crianças,
Era mais feliz porque era o mês das pitangas.
Eu esperava quietinho o calendário virar...
E quando chegavam as primeiras chuvas, "buummm"!
Aquela arvorezinha sem graça se explodia numa catapora de bênçãos.
Fui à feira ontem e não achei a bendita.
Que ignorante eu sou...
Ainda não aprendi que pitanga boa é pitanga roubada.
É a fruta mais brasileira que conheço.
Consegue ser tudo e trazer todos os sabores do planeta,
Numa miudez que dá dó.
A pitanga é a síntese do Darcy Ribeiro.
A "pós-modernidade" se é que existe,
Existe como uma pitanga.
Pendurada, tênue, azeda e doce ao mesmo tempo.
Esperando para ser apanhada.
Chupada e cuspida.
Há em meu peito um pomar de pitangas.
Um desejo maluco de ser algo doce.
Mas com um azedume incrível.
A alguns espanta.
A outros, fascina.
Rezar pra mim é subir em meu pé carregado.
E saborear-me,
Quietinho, escondidinho.
Enquanto a aula de catequese não começa.

Um comentário:

mariab disse...

Hum...que delícia!!!