Visitas

sábado, 24 de março de 2012

O pecado do escuro

- Padre, eu tenho medo do escuro, é pecado?
- Imagina, mina filha, Deus está conosco, não temos porque temer!
- Mas padre, no escuro eu não sei onde piso, daí eu acordo minha irmã pra ir comigo no banheiro de noite.
- Mas confie em Jesus, ele te ajudará a vencer todo medo!
- E ele pisa no escuro comigo?
...
As crianças me revelam o absurdo.
Elas me acham, me iluminam.
Eu, que só funciono pisando no escuro,
Aprendo com elas a não temê-lo.
Basta chamar a irmã no meio da noite.
E não é pecado.
Pecado é fazer xixi na cama,
E morrer de medo de qualquer penico.
Pecado é esconder-se sob luzes artificiais,
E proteger-se com a claridade de ideias apagadas.
De fato, pisar no escuro é seguir um caminho repleto de dúvidas,
Onde a queda pode estar em qualquer passo falso.
Há uma multidão de tropeços nos esperando.
Pisar no escuro é não ver o chão.
Ou, simplesmente, concordar que ele não existe.
Pisar no escuro é tatear por vias sinuosas.
Eu, que já nasci tateando,
Só consigo enxergar o divino nas sombras.
Ele me atrai.
Me faz sair da cama quente.
Me aperta a bexiga.
Mas confesso que tenho medo.
E muito!
O pecado não está no escuro.
Está nos passos contidos.
Nas camas.
Nos penicos.
Ando a pisar por trilhas tortuosas.
Onde meus passos se tornaram dança.
E o escuro, um convite.

Nenhum comentário: