Visitas

sábado, 12 de maio de 2012

Giordano Bruno e o infinito

Ontem assisti uma peça sobre Giordano Bruno.
O teatro também é uma catequese.
A trama apresentava a discussão do filósofo com a Igreja.
A ousadia de liberdade contra uma instituição.
Giordano propunha um mundo infinito.
Que existia desde sempre e para sempre.
O aberto contra o hermeticamente fechado.
É óbvio que as fogueiras não queimarão jamais a procura humana pela verdade.
Responder com chamas ao pensamento livre de um homem é sempre a saída mais ridícula.
Mas, me perdoe Giordano, a quem admiro a ousadia.
É muito ingênuo acreditar em um mundo infinito.
Ele teve um começo.
Deus fez Big e depois Bang.
E carbonicamente deu vida a tudo.
E o Tudo deu vida a Deus nomeando-o.
Tenho mais uma notícia querido filósofo:
Esse mundo também terá um fim!
Ele é divinamente finito!
Gramaticalmente marcado pelo ponto final.
Eu sou apaixonado pelo acabamento do cosmos.
Depois que eu aprendi que o Sol fuma,
E que numa bela manhã tragará nosso planetinha pra dentro de seu pulmão,
Eu desisti do infinito.
Ele cansa.
O Sol também sofrerá de crise de abstinência.
E com sua ânsia pela dopamina-hidrogênica,
Nos aspirará trêmulo no espaço.
O mundo vai acabar ao som de Carmem de Bizet.
E absolutamente nada restará.
Pior, meu amigo.
Deus será o Spalla desta sinfonia.
A ciência também pode ser um refúgio doce.
Ainda mais quando tenta esconder o tempo que sempre vence.
Já que acabar é necessário.
Que o caminho rumo ao pulmão do Sol
Seja divino enquanto durar.
E que em cada relação humana,
O infinito brilhe eterno, cálido,
Como uma fogueira em praça pública!

2 comentários:

mariab disse...

Se tu queres um amigo, cativa-me!
Que é que preciso fazer? perguntou o principezinho.
É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto ...

Você já me cativou, abraços!Sua Benção!

Suely Melo disse...

Uau!!! Q texto mais perfeito. Amei d+, Thiago. Não poderia haver uma associação melhor. Imaginei o mundo se revirando, o caos total seguindo o ritmo dessa música maravilhosa. "Que seja divino enquanto durar"

Nem adianta... Vc já é um dos meus poetas favoritos. Um beijo.