Visitas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

SOBRE PREÂMBULOS E PERAMBULARES

O Papa escreveu:
"...não podemos esquecer que, no nosso contexto cultural, há muitas pessoas que, embora não reconhecendo em si mesmas o dom da fé, todavia vivem uma busca sincera do sentido último e da verdade definitiva acerca da sua existência e do mundo. Essa busca é um verdadeiro preâmbulo da fé, porque move as pessoas pela estrada que conduz ao mistério de Deus".
(BENTO XVI, Discurso no Collège des Bernardins, 2008)

Concordo plenamente.
Belíssima reflexão sobre o sentido.
Em sua busca, uma estrada!
Aqueles que põem o pé na estrada,
Sem perceberem, já pisam sobre a verdade,
E se equilibram nela.
Há um mistério na partida
E um mistério na chegada.
E há muito pó de estrada a ser aspirado pelo caminho.
Para mim, que vivo rodeado por esses caminhantes,
O sentido não é substantivo,
É verbo passivado.
Só quem se dispôs a sentir tudo de todas as maneiras
Tem o direito a inquirir o Deus.
O divino não se dá no fim da história.
Ele fascina no perambular.
Alguém poderia me explicar se a palavra "preâmublo" tem algo de perambular?
Quando eu vejo um livro,
Leio o preâmbulo. Se ele for bom, compro.
No "pre" o Todo já se dá.
O restante é paginação.
Eu adoro preâmbulos de viagens.
Arrumar mochilas, pesquisar no mapa, imaginar paisagens.
Sim, a paisagem verdadeira reside na imaginação.
Eu vi o preâmbulo do sentido com meus próprios olhos.
E ele dançava perambulando pelas ruas piscantes da cidade.
O amor verdadeiro reside no preâmbulo.
A estrada...
Enfim, ela já está toda na partida!
As verdades definitivas pertencem àqueles que não provaram os preâmbulos em doses cavalares.
Eu, que não quero verdade definitiva alguma,
Contento-me com o mistério que perambula...
Apenas perambula...

Um comentário:

mariab disse...

Natural é as pessoas se encontrarem e se perderem. Natural é encontrar. Natural é perder. Linhas paralelas se encontram no infinito . O infinito não acaba. O infinito é nunca. Ou sempre..."
(Caio Fernando Abreu)
Nossa! Saudades... com você aprendo um pouquinho de tudo, gramática, literatura, química,filosofia... Af! Você é genial,Te adoro!Reze por mim, Deus te abençõe