Visitas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

In-verso

Ele não cabe em um Objeto.
Muito menos em imagens feitas do barro de nossas conceituações.
E, assim, fugitivo, e imensamente Outro,
Ele não se dá com o nominável.
Mas com toda palavra recolhida ele dá.
De tão Todo, fez-se Parte.
E habita o paraíso das possibilidades humanas.
Calado. Intenso. Despido.
Não O procure sobre os pedestais.
Mas sob os pés calejados.
Conselho: vá descalço!
Não O procure nas praças centrais,
Procure-O nos becos.
Conselho: vá de madrugadinha!
Não O procure nas Certezas,
Procure-O nos que se perguntam.
Quanto mais o homem se mascara de divino,
Mais o divino se mostra humano.
Ele nos existe.
Ele nos crê.
Ele nos reza.
Desculpem-me, eu não tenho nenhuma teoria para explicar o divino.
Aliás, explicá-lo é um suicídio.
E não faltam aqueles que buscando explicá-lo, o assassinam.
Ao senti-lo tocando a maçaneta,
Minhas teorias se derretem como cera...
E O ouço sussurrando:
É muita Meta, pra pouca Física!
Por isso eu o engulo,
E o sinto percorrendo minhas veias fugídias.
E quanto mais o per-corro em mim,
Mais O existo.
O divino se fez mesa.
E habitou entre nós.
Eu não rezo o que deixaram por escrito.
Eu rezo o que Ele poetiza em mim.
Deus não é prosa.
Deus é verso.
Con-verter-se também é In-verter-se!

4 comentários:

Suely Melo disse...

Divinamente tocante, Thiago! Quanta beleza e profundidade nestas palavras. Eu O sinto assim também.
Os finais dos seus textos são sempre excepcionais.
Amoo esse meu livrinho virtual (seu blog). Um beijo.

mariab disse...

«Ouço uma voz vindo da Montanha.
Ouço cada dia melhor.
Eis uma voz a clamar:

PREPARAI O CAMINHO,
PREPARAI O CAMINHO,
PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR»
Um Feliz e Santo Advento pra você, bjs saudades!

mariab disse...

“Acredito no amor e na ternura das pequenas coisas. Simples, miúdas, mas que transformam o mundo”(Thiago Calçado).
Um Feliz e abençoado Natal para você e toda sua família, estarei sempre em oração por você e peço que reze por mim também... Paz e Bem! Sua Benção!!

mariab disse...

Abraça o que te faz sorrir.Sonha que é de graça”(Caio F. Abreu).
Padre Thiago, desejo sinceramente um maravilhoso ano de 2013, você é muito especial, merece todas as bênçãos de Deus para sua vida.Um forte abraço de Feliz Ano Novo!!!
Ah! Continue nos inspirando no seu blog.